quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vinho Kosher

O vinho Kosher é produzido segundo procedimentos aprovados pelo rabinato, para ser consumido nas cerimônias religiosas judaicas: por exemplo, no início e no final do sabbath.
Como para todos os povos da Antiguidade, o vinho sempre foi importante para os judeus, tendo sido mencionado inúmeras vezes na Bíblia. Aliás, o vinho foi produzido na Palestina desde a mais remota antiguidade, até a conquista mulçumana em 636 d.C., quando as bebidas alcoólicas foram banidas.
Como é usado em ínumeros cultos religiosos, os judeus quiseram que seu vinho fosse feito exclusivamente por judeus. Kosher quer dizer ´Certo`, ´Correto`, e os vinhos Kosher são produzidos sob rigorosa supervisão do rabinato. Para ter contato com o mosto fermentando ou com o vinho em produção, é preciso observar o sabbath.
Uma corrente mais rigorosa do rabinato exige que o vinho seja também fervido, na verdade pasteurizado, para não ser reconhecido como vinho pelos adeptos de outras religiões e utilizado em seus rituais. Esse vinho, chamado Meshuval, infelizmente fica em geral muito ruim. Se era isso que os rabinos queriam, com certeza conseguiram.
O vinho Kosher é feito em diversos países, incluindo Israel, onde existem mais exigências para sua produção.
Embora raros, existem ótimos vinhos Kosher. Um dos melhores é o Flor de Primavera, do produtor catalão Celler de Capçanes.


Um comentário:

Anônimo disse...

Amigaaaaaaaa
Parabens...
Seu blog ta show..
t amuuuuuuu
bjus
Camis