segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Adolfo Lona

E s p u m a n t e s

O enólogo Adolfo Lona produz seus espumantes na cidade de Garibaldi, Rio Grande do Sul, desde 2004 quando deixou de atuar como Diretor Técnico da Casa Vinícola De Lantier onde permaneceu durante quase trinta anos.
Em salas especialmente climatizadas em sua pequena adega, Adolfo Lona produz espumantes de qualidade de forma artesanal. São pequenos volumes, feitos cumprindo rigorosamente os ciclos de produção estabelecidos, com o objetivo de assegurar a melhor qualidade e constância possíveis.
A linha de espumantes está formada por cinco produtos totalmente diferentes destinados a atender a mais variadas exigências gastronômicas.
Destes, três são produzidos através do método charmat ou de grandes recipientes, que possibilita obter espumantes mais frescos e jovens e dois pelo método tradicional na própria garrafa.

FICHAS TÉCNICAS

Método charmat

BRUT ROSÉ


O vinho base é um assemblage de vinhos provenientes de uvas tintas (blanc de noir) e brancas (blanc de blanc). A predominância é de blanc de noir, que lhe confere aromas e sabores mais marcantes e típicos.
O vinho branco é proveniente da uva Chardonnay que aporta à mistura sua elegância e frescor.
O vinho “blanc de noir” é feito com a uva Pinot Noir, origem dos excelentes espumantes da Champagne, que muito bem se adaptou no Brasil e constitui o “andaime” do sabor deste espumante que tem a característica cor que lembra “casca de cebola”, aroma frutado intenso e sabor onde a uva tinta e branca convivem harmoniosamente.
O Brut Rosé Adolfo Lona deve ser servido a uma temperatura próxima dos 6°C e é um excelente companheiro de aperitivos, entradas frias e pratos quentes à base de peixes e carnes.

Quantidade produzida: 36.000 garrafas ano
Método: Charmat
Total ciclo produção: 180 dias
Açúcares totais: 8 gramas por litro


DEMI AROMÁTICO


A necessidade de atender o amplo mercado de apreciadores de espumantes mais amáveis, ligeiramente adocicados, fez com que Adolfo Lona desenvolvesse o DEMI, elaborado exclusivamente com a variedade Moscatel produzida na Serra Gaúcha
A proposta é oferecer ao mercado um espumante fresco, jovem, alegre, de perlage intenso e persistente, cores pálidas, aromas marcantes da uva que o gerou e por isso extremamente aromático, sabor amável e frutado.

A limitada quantidade de açúcares totais contidas neste espumante o transformam num excelente companheiro de momentos descontraídos fora das refeições, como aperitivos e pratos frios e quentes à base de peixes e carnes brancas.
Deve ser servido bem frio, a temperaturas próximas aos 5º C.

Quantidade produzida: 24.000 garrafas ano
Método: Charmat
Total ciclo produção: 120 dias
Açúcares totais: 22 gramas por litro


BRUT BRANCO

Neste espumante a predominância é da uva Chardonnay á qual foi misturada uma pequena quantidade de vinho de Pinot Noir.
A proposta é oferecer ao mercado um produto fresco, frutado, jovem e alegre, capaz de acompanhar os apreciadores em todos os momentos como happy hour, aperitivos, entradas e pratos quentes à base de peixes e carnes brancas.
O Brut Branco Adolfo Lona deve ser servido a uma temperatura próxima dos 6°C.

Quantidade produzida: 12.000 garrafas ano
Método: Charmat
Total ciclo produção: 180 dias
Açúcares totais: 7 gramas por litro

Método tradicional ou champenoise

BRUT

Adolfo Lona estabeleceu que o ciclo de seus espumantes produzidos por este método fosse de dezoito meses de modo a permitir a lenta maturação que aporta aromas diferenciados.
O resultado de tão longa espera é um espumante exuberante, de cor dourada amarelo pálida, aromas intensos e persistentes que misturam pão torrado, mel e frutas maduras, e um gosto longo e agradável onde o equilibrio entre acidez, álcool e açúcares é perfeito.
É elaborado a partir de um vinho base resultante de um assemblage ou mistura das principais uvas originárias da região de Champagne na França e perfeitamente adaptadas ao solo e clima gaúchos: a branca Chardonnay e a tinta Pinot Noir. Neste produto, prevalece a variedade Chardonnay que aporta ao conjunto toda sua potencialidade aromática e complexidade de sabor.
Deve ser esfriado durante 45 minutos num balde com gelo, aberto cuidadosamente e servido a uma temperatura aproximada de 5°C.
Excelente para acompanhar todos os momentos, em especial aperitivos, entradas frias e refeições à base de peixes e carnes.

Quantidade produzida: 6.600 garrafas ano
Método: Champenoise ou tradicional
Total ciclo de produção: 18 messes.
Açúcares totais: 6 gramas por litro

NATURE

Para ampliar a diversidade de propostas oferecidas ao exigente mercado de apreciadores de espumantes de qualidade, Adolfo Lona iniciou a tomada de espuma e maturação deste novo produto, o Nature, resultado de um assemblage de vinhos elaborados com as uvas Chardonnay e Pinot Noir e uma parcela menor de Merlot vinificado em branco que cumpriu a função de reduzir ligeiramente a acidez e torna-la mais amável.
O resultado é um espumante de cores pálidas, transparente, de perlage intenso e persistente, aromas refinados com toques de pão torrado e mel e um sabor onde se destaca a complexidade e leveza dada pela harmonia existente entre acidez e álcool. A falta absoluta de açúcares é um desafio que exige este equilíbrio.

Quantidade produzida: 3.600 garrafas ano
Método: Champenoise ou tradicional
Total ciclo de produção: 18 meses
Açúcares totais: zero

Nenhum comentário: