quinta-feira, 24 de junho de 2010

Châteauneuf-du-Pape

O Châteauneuf-du-Pape (Novo castelo do Papa) é um dos vinhos franceses mais famosos e com mais história. Seu nome vem da época em que a sede do papado mudou-se de Roma para Avignon, na França, por influência do rei francês Felipe, o Belo. O Châteauneuf-du-Pape era o palácio de verão dos Papas, construído no século XIV, e o vinho produzido nas vizinhanças ficou depois conhecido com esse nome. O palácio não existe mais, está em ruínas há séculos.O que sobrou foi uma parede, depois que os alemães, que tinha usado o lugar como depósito de munições, explodiram tudo em sua retirada quando a invasão dos aliados em 1944.
O Châteauneuf-du-Pape foi o primeiro vinho francês a ter sua produção regulamentada,em 1923. Em sua composição, podem entrar até treze uvas,e cada produtor utilizar quantas dessas treze quiser.Alguns usam todas, outros apenas uma, normalmente a uva Grenache. O resultado não depende tanto da quantidade de uvas mas do capricho e talento do produtor.
Idealmente , o châteauneuf-du-Pape deve ser encorpado, com alto teor alcoólico, uma cor escura, embora não tanto quanto a dos vinhos de Cabernet Sauvignon, por exemplo. Deve ser redondo ou quase redondo, mesmo quando jovem, e ter potencial para envelhecer bem por pelo menos uns dez anos. Para alcançar tudo isso é muito importante escolher bem o produtor, porque também existe Châteauneuf-du-Pape muito fraquinho, infelizmente.
Os Châteauneuf-du-Pape produzidos apenas com uvas de vinhedos do próprio produtor do vinho ostentam o brasão Papal na garrafa , um pouco acima do rótulo. Não deixa de ser um sinal de qualidade , embora existam alguns sem o brasão melhores que outros com eles.




Um comentário:

Paulinha disse...

Delicia Chateauneuf do Pape =P